Destaques e Novidades

Favorabilidade da Comunidade – Instituto Votorantim

A Conecta foi a consultoria escolhida para o desenvolvimento de ferramenta para mensuração do índice de favorabilidade das comunidades do entorno da operação das empresas do Grupo Votorantim, que contam com apoio do Instituto Votorantim em seus processos de engajamento com stakeholders.

Sobre eixos e sub eixos de análise, com base em padrões de engajamento como a AA1000SES, a ferramenta permite o monitoramento das relações com stakeholders, a comparabilidade, entre unidades e grupos de stakeholders, além de facilitar a definição da estratégia de engajamento, tendo em vista as suas métricas e resultados objetivos e as formas de visualização dos resultados.

 


Diagnóstico e Perfil Comunidades – Raízen

A Conecta iniciou as atividades para diagnóstico e definição da estratégia de relacionamento com as comunidades do entorno das operações da Raízen. O projeto envolve, além da análise de dados socioeconômicos, pesquisas qualitativas e consultas qualitativas com moradores e lideranças locais. Serão utilizadas para análise e definição da estratégia, ferramentas como: índice de favorabilidade, mapa de riscos socioambientais, avaliação canais de relacionamento, dentre outros.

A Conecta é uma consultoria especializada em processos envolvendo engajamento com stakeholders e acumula projetos desta natureza em empresas como Fibria (Suzano), LafargeHolcim, Instituto Votorantim, International Paper e Zilor Biorigin.


Engajamento com Stakeholders – LafargeHolcim

A Conecta Consultores está apoiando a Lafargeholcim na implementação do SEP (Stakeholders Engagement Plan) pelo terceiro ano consecutivo, expandindo, em 2019, as atividades também para as unidade de agregados, após a sistematização do SEP nos anos anteriores nas fábricas de cimentos, terminais logísticos e usinas de concreto.

O processo evolve consultas (entrevistas e painéis) com os stakeholders chave previamente mapeados junto às lideranças da unidade. Além de temas relacionados aos impacto da operação na comunidade e no meio ambiente, outras temáticas como direitos humanos e condições de trabalho também são abordados, por meio do envolvimento de empregados, terceiros e transportadores nas consultas. Com base no diagnóstico, mensuração dos impactos percebidos e mapeamento das temáticas prioritárias, as unidades elaboram seus planos de engajamento, que são monitorados trimestralmente visando a sistematização das novas práticas resultantes do programa.

A Conecta Consultores possui experiências relevantes no engajamento com stakeholders e, se utiliza de metodologias reconhecidas, como a AA1000SES (Stakeholders Engagement Standard) da organização AccountAbility para projetos desta natureza. A Conecta é licenciada pela Accountability para utilização do padrão AA1000 em seus projetos.


Assurance AA1000AS – Relatório de Sustentabilidade Klabin S.A. 2018

A Conecta Consultores realizou, pelo segundo ano consecutivo, a verificação independente do relatório de sustentabilidade – GRI Standards – da Klabin S.A. A Conecta é licenciada pela AccountAbility para a utilização da norma AA1000AS 2008 (Assurance Standard 2008).

Neste ciclo de trabalho, a verificação incluiu consulta aos stakeholders externos para verificação do nível de comprometimento da Companhia com os compromissos assumidos em relação aos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Confira no link abaixo a declaração de garantia e a avaliação sobre a aderência aos 4 princípios (Inclusão, Materialidade, Capacidade de Resposta e Impacto) da AA1000AP 2018 (Assurance Principles 2018).

http://rs.klabin.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Declara%C3%A7%C3%A3o-de-Garantia_Klabin_RS2018_vf.pdf


GS Inima Brasil – Novo cliente GRI

A GS Inima Brasil é um novo cliente da Conecta Consultores na estruturação de seu primeiro relatório de sustentabilidade, de acordo com as GRI Standards. Embora o trabalho tenha como produto final o relato de sustentabilidade 2019/20, o projeto visa subsidiar a estruturação da governança da sustentabilidade e da integração de aspectos e indicadores GRI e ODSs no sistema de gestão da empresa. A Conecta Consultores possui experiências significativas em processos envolvendo as GRI Standards e é membro da GRI Gold Community.


Vaga – Consultor PEA (Programa de Educação Ambiental)

A Conecta Consultores está contratando (1) consultor especialista para atuação em PEA. O consultor irá assessorar a equipe de trabalho na elaboração do programa executivo e demais etapas do projeto, de acordo com normativas de órgãos ambientais, a partir de diagnóstico social participativo e estudos de impactos em existentes/ em andamento.

Sólida experiência na elaboração e execução de PEA e conhecimentos sobre processos de licenciamento ambiental são requisitos necessários.

O consultor poderá apoiar também outros projetos da consultoria relacionado ao licenciamento de empreendimentos, diagnósticos de impactos ambientais e engajamento com stakeholders. Os candidatos deverão fazer contato até o dia 01/03, no endereço vagas@conectaconsultores.com.br, com título do e-mail – Consultor PEA.


Assurance AA1000AS – Klabin S.A

A Conecta inicia o segundo ciclo de asseguração do relatório de sustentabilidade (GRI Standards) da Klabin S.A. O trabalho anterior de verificação externa da Conecta na Klabin foi pioneiro na utilização da nova versão da AA1000AP, lançada em 2018 (Assurance Principles 2018), no setor de papel e celulose.

A versão revisada em 2018 dos princípio da AA1000AP incluiu o princípio do Impacto, como o quarto princípio para a verificação da aderência à norma AA1000AS 2008 (Assurance Standard 2008).

 

A Conecta Consultores é licenciada pela AccountAbility para a utilização da norma AA1000AS em seus processos de verificação independente e utiliza-se da base técnica da norma para os seus trabalhos de engajamento com stakeholders, materialidade e relato.


Instituto Votorantim é novo cliente em engajamento com stakeholders

Em 2019, a Conecta irá assessorar o IV (Instituto Votorantim) no programa de diálogo e engajamento com stakeholders aplicado em unidades operacionais das empresas do Grupo Votorantim. O programa do IV é um case de referência em processos de engajamento com stakeholders e representa uma grande experiência para a Conecta na consolidação de sua expertise nesta área.


Relatório de Sustentabilidade – GRI Standard

A Conecta iniciou os trabalhos para a elaboração do segundo relatório de sustentabilidade da Pamplona Alimentos. Como processo evolutivo em relação ao relato anterior, além da adequação às Standards da GRI e da integração com os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), estão previstas consulta aos stakeholders externos, com a finalidade de validação da materialidade realizada em 2017 por meio do engajamento interno e estudo dos temas setoriais em sustentabilidade.


Vagas: Consultor Pleno/ Sênior

A Conecta Consultores é uma consultoria especializada em gestão da sustentabilidade, formada há 4 anos por profissionais que acumulam ampla experiência em consultoria na área. Atua na modalidade hub, com estrutura flexível e conectando profissionais com expertises necessárias para uma atuação de qualidade em seus projetos de consultoria. Em seu pouco tempo de existência já acumula projetos relevantes em empresas de porte e setores variados.

Como parte de seu processo de crescimento, a Conecta abre 2 vagas para consultores em sustentabilidade, para integrar a equipe fixa da consultoria, sendo uma vaga para consultor de nível pleno e uma vaga para consultor de nível sênior. Para ambas as vagas, busca-se profissional com experiências e conhecimentos técnicos relevantes na área, em processo de desenvolvimento profissional, que busque flexibilidade no modelo de atuação e oportunidade para o desenvolvimento dos negócios da consultoria.

RESPONSABILIDADES

O consultor pleno em sustentabilidade da Conecta será responsável em apoiar a execução e, também, em executar atividades de consultoria nas linhas de engajamento com stakeholders, relatórios de sustentabilidade, investimento social privado e auditorias socioambientais. As responsabilidades do consultor pleno também envolvem atividades internas como o apoio à gestão e desenvolvimento da comunicação.

O consultor sênior em sustentabilidade da Conecta será responsável pela execução de atividades de consultoria em todas as linhas de atuação da Conecta, além do contato direto com o cliente, gestão de equipe do projeto, desenvolvimento de padrões técnicos e capitação de novos clientes.

REQUISITOS

  • – Sólida formação acadêmica e pós-graduação em administração, economia, comunicação, gestão ambiental, sustentabilidade e área relacionadas para ambas as vagas;
  • – Experiência de 3 a 6 anos (consultor pleno) e mais de 6 anos (consultor sênior) em consultoria ou organizações atuando em sustentabilidade e áreas relacionadas;
  • – Conhecimentos avançados e/ou experiências em padrões como: GRI, Relato Integrado, AA1000, –  — SA8000, ODS, ISE, DJSI e IFC para ambas as vagas;
  • – Boa comunicação escrita para produção de relatórios e oral para a condução de reuniões/ oficinas;
  • – Fluência em inglês e domínico do pacote office; e
  • – Disponibilidade para viagens.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Tipo contrato: Jornada parcial de trabalho (“Part-time job” – até 25 horas semanais).

Regime contratação: a definir.

Local de Trabalho: Hub localizado na cidade de São Paulo (coworking), mas é possível a atuação na maior parte do tempo à distância, desde que respeitado o calendário de reuniões presenciais necessárias em São Paulo e as atividades in loco nos clientes.

PROCESSO E PARTICIPAÇÃO:

Os candidatos deverão enviar até o dia 31/10, uma carta de apresentação, juntamente com o  currículo resumido para o endereço vagas@conectaconsultores.com.br, contendo no título do e-mail o nome da vaga, a qual está concorrendo – Consultor Pleno ou Consultor Sênior.

A carta de apresentação e o CV devem estar no mesmo arquivo em pdf, não ultrapassando o máximo de 2 páginas. Deve conter, mas não se limitar ao seguinte conteúdo: resumo da trajetória profissional, motivações para a vaga, principais competências em sustentabilidade, sinergia do momento pessoal atual com a característica da vaga (part time job, trabalho a distância e disponibilidade para viagem) e a expectativa salarial considerando 80 horas mensais de trabalho.