Destaques e Novidades

Stakeholders Engagement Plan – SEP

A Conecta Consultores é especialista em projetos de gestão de riscos socioambientais a partir do  engajamento com stakeholders. Como referências técnicas são utilizados padrões reconhecidos no mercado como AccountabilitySES (Stakeholders Engagement Standard), Princípios do IFC (International Finance Corporation), IMCC (International Council on Mining & Metals), além dos Standards da GRI (Global Reporting Initiative).

A Conecta, pelo segundo ano consecutivo, é responsável pela implementação e monitoramento do SEP da LafargeHolcim Brasil em cerca de 12 unidades operacionais entre fábricas de cimento, moagem, agregados e centrais de concreto.


Assurance -RS 2017 – Klabin S.A

A Conecta foi responsável pelo processo de verificação independente do Relatório de Sustentabilidade 2017 (GRI Standards), da Klabin S.A.

Os trabalhos foram desenvolvidos com a utilização da norma AA1000AS 2008 (Assurance Standard 2008) a partir da análise dos 4 princípios da AA1000AP 2018 (Assurance Principles 2018), sendo eles: inclusão de stakeholders, materialidade, impacto e capacidade de resposta.

A Conecta Consultores é licenciada pela AccountAbility para a utilização da norma AA1000 em seus processos de verificação independente.


Engajamento e Materialidade – LafargeHolcim

A Conecta consultores conduziu o processo de engajamento com stakeholders e definição da materialidade dos assuntos de sustentabilidade da LafargeHolcim Brasil. Formas utilizadas diversas formas de consulta e diálogo com stakeholders externos e externos com a finalidade de identificar impactos, riscos e tendências futuras dos temas prioritários que devem influencias as estratégias e tomada de decisão da empresa.


Projeto de Educação Ambiental – COPAM – MG

A Conecta está assessorando a Lafargeholcim na elaboração de programa de educação ambiental, de acordo com DR (Deliberação Normativa) que estabelece critérios para elaboração e execução de projetos no âmbito de processos de licenciamento ambiental do Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental do Estado de Minas Gerais), órgão subordinado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A metodologia para elaboração do projeto de educação ambiental prevê a realização de diagnóstico participativo com a comunidade local, sendo possível mapear os principais impactos da operação, as  expectativas da comunidade e as potencialidades locais para a definição das linhas de atuação.

A formação da equipe da Conecta para a execução deste projeto segue critérios quanto multidisciplinaridade e formação exigidos pela DR e é composta mestres em meio ambiente e em desenvolvimento sustentável.


GRI – Pamplona Alimentos S.A.

A Conecta foi responsável pela estruturação do primeiro relatório de sustentabilidade – GRI-G4 da Pamplona Alimentos S.A. A publicação de seu primeiro relatório, seguindo uma diretriz internacional, contribui para a ampliação dos níveis de transparência e prestação de contas desta empresa de 70 anos, localizada no estado de Santa Catarina. Dentre as temáticas mais relevantes do relato estão a segurança alimentar, rastreabilidade, bem estar animal, fomento agropecuário, compliance, impacto econômico indireto e aspectos ambientais.

Compreenderam os trabalhos da Conecta as seguintes atividades: definição da materialidade, estruturação do relato, capacitação interna, coleta de dados e a redação. Foram envolvidos no processo consultores com expertise em GRI e ampla experiência setorial na indústria de alimentos e no agronegócio.


Investimento Social – Zilor Biorigin

A Conecta iniciou um trabalho com a empresa Zilor Biorigin, agora com foco em diagnóstico e definição da estratégia de investimento social nas comunidade do entorno de sua operação.

O objetivo final do projeto é direcionar estrategicamente as iniciativas sociais, buscando causar maior impacto positivo, para a empresa e para a comunidade, das ações realizadas.

Engajamento com comunidade do entorno é um tema de extrema relevância e deve ser tratado de forma estratégica pelo setor sucro energético.


Assurance AA1000AS

A Conecta Consultores é licenciada pela AccountAbility para realização de processos de assurance em relatórios de sustentabilidade com a utilização da AA1000AS.

AA1000AS Licensed Providers


Assessment em Direitos Humanos

A Conecta Consultores está conduzindo avaliação de riscos em direitos humanos em unidades de Cimento e Concreto da LafargeHolcim. O processo é realizado com metologia corporativa, envolvendo consulta aos stakeholders e utilizada também em outros países em que a empresa está presente. O padrão é baseado em princípios universais de direitos humanos e normas reconhecidas internacionalmente em temáticas como saúde e segurança e condições de trabalho.


Assurance – GRI Celulose IRANI

A Conecta realizou, pelo segundo ano consecutivo, o processo de assurance do relatório de sustentabilidade da Celulose Irani.

O processo de verificação tem por objetivo apresentar aos stakeholders uma opinião independente sobre a aderência do processo de relato aos princípios da AA1000AS 2008. Foram utilizados como referência para a verificação, além dos princípios da AA1000AS, as diretrizes GRI-G4 e a estrutura para Relato Integrado IIRC.

Com mais este projeto, a Conecta amplia a sua expertise e portfólio setorial, tendo realizados na indústria de papel e celulose também projetos na Fibria e na International Paper.


Engajamento com stakeholders – LafargeHolcim

A Conecta Consultores irá assessorar a LafargeHolcim na revisão e implementação do SEP (Stakeholders Engagement Plan) durante o ano de 2017. O SEP é uma ferramenta corporativa implementada há 5 anos para auxiliar às unidade operacionais na sistematização do engajamento com seus stakeholders.

A revisão do SEP, após 5 anos de sua implementação, já estava prevista em seu processo de melhoria contínua e será conduzida por Marcelo Aversa, consultor responsável pelo desenvolvimento e implementação da ferramenta na Holcim em 2012.

Em 2017, a empresa pretende expandir a implementação da ferramenta para novas unidades de cimento e de concretos.