Destaques e Novidades

Vagas: Consultor Pleno/ Sênior

A Conecta Consultores é uma consultoria especializada em gestão da sustentabilidade, formada há 4 anos por profissionais que acumulam ampla experiência em consultoria na área. Atua na modalidade hub, com estrutura flexível e conectando profissionais com expertises necessárias para uma atuação de qualidade em seus projetos de consultoria. Em seu pouco tempo de existência já acumula projetos relevantes em empresas de porte e setores variados.

Como parte de seu processo de crescimento, a Conecta abre 2 vagas para consultores em sustentabilidade, para integrar a equipe fixa da consultoria, sendo uma vaga para consultor de nível pleno e uma vaga para consultor de nível sênior. Para ambas as vagas, busca-se profissional com experiências e conhecimentos técnicos relevantes na área, em processo de desenvolvimento profissional, que busque flexibilidade no modelo de atuação e oportunidade para o desenvolvimento dos negócios da consultoria.

RESPONSABILIDADES

O consultor pleno em sustentabilidade da Conecta será responsável em apoiar a execução e, também, em executar atividades de consultoria nas linhas de engajamento com stakeholders, relatórios de sustentabilidade, investimento social privado e auditorias socioambientais. As responsabilidades do consultor pleno também envolvem atividades internas como o apoio à gestão e desenvolvimento da comunicação.

O consultor sênior em sustentabilidade da Conecta será responsável pela execução de atividades de consultoria em todas as linhas de atuação da Conecta, além do contato direto com o cliente, gestão de equipe do projeto, desenvolvimento de padrões técnicos e capitação de novos clientes.

REQUISITOS

  • – Sólida formação acadêmica e pós-graduação em administração, economia, comunicação, gestão ambiental, sustentabilidade e área relacionadas para ambas as vagas;
  • – Experiência de 3 a 6 anos (consultor pleno) e mais de 6 anos (consultor sênior) em consultoria ou organizações atuando em sustentabilidade e áreas relacionadas;
  • – Conhecimentos avançados e/ou experiências em padrões como: GRI, Relato Integrado, AA1000, –  — SA8000, ODS, ISE, DJSI e IFC para ambas as vagas;
  • – Boa comunicação escrita para produção de relatórios e oral para a condução de reuniões/ oficinas;
  • – Fluência em inglês e domínico do pacote office; e
  • – Disponibilidade para viagens.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Tipo contrato: Jornada parcial de trabalho (“Part-time job” – até 25 horas semanais).

Regime contratação: a definir.

Local de Trabalho: Hub localizado na cidade de São Paulo (coworking), mas é possível a atuação na maior parte do tempo à distância, desde que respeitado o calendário de reuniões presenciais necessárias em São Paulo e as atividades in loco nos clientes.

PROCESSO E PARTICIPAÇÃO:

Os candidatos deverão enviar até o dia 31/10, uma carta de apresentação, juntamente com o  currículo resumido para o endereço vagas@conectaconsultores.com.br, contendo no título do e-mail o nome da vaga, a qual está concorrendo – Consultor Pleno ou Consultor Sênior.

A carta de apresentação e o CV devem estar no mesmo arquivo em pdf, não ultrapassando o máximo de 2 páginas. Deve conter, mas não se limitar ao seguinte conteúdo: resumo da trajetória profissional, motivações para a vaga, principais competências em sustentabilidade, sinergia do momento pessoal atual com a característica da vaga (part time job, trabalho a distância e disponibilidade para viagem) e a expectativa salarial considerando 80 horas mensais de trabalho.


Stakeholders Engagement Plan – SEP

A Conecta Consultores é especialista em projetos de gestão de riscos socioambientais a partir do  engajamento com stakeholders. Como referências técnicas são utilizados padrões reconhecidos no mercado como AccountabilitySES (Stakeholders Engagement Standard), Princípios do IFC (International Finance Corporation), IMCC (International Council on Mining & Metals), além dos Standards da GRI (Global Reporting Initiative).

A Conecta, pelo segundo ano consecutivo, é responsável pela implementação e monitoramento do SEP da LafargeHolcim Brasil em cerca de 12 unidades operacionais entre fábricas de cimento, moagem, agregados e centrais de concreto.


Assurance -RS 2017 – Klabin S.A

A Conecta foi responsável pelo processo de verificação independente do Relatório de Sustentabilidade 2017 (GRI Standards), da Klabin S.A.

Os trabalhos foram desenvolvidos com a utilização da norma AA1000AS 2008 (Assurance Standard 2008) a partir da análise dos 4 princípios da AA1000AP 2018 (Assurance Principles 2018), sendo eles: inclusão de stakeholders, materialidade, impacto e capacidade de resposta.

A Conecta Consultores é licenciada pela AccountAbility para a utilização da norma AA1000 em seus processos de verificação independente.


Engajamento e Materialidade – LafargeHolcim

A Conecta consultores conduziu o processo de engajamento com stakeholders e definição da materialidade dos assuntos de sustentabilidade da LafargeHolcim Brasil. Formas utilizadas diversas formas de consulta e diálogo com stakeholders externos e externos com a finalidade de identificar impactos, riscos e tendências futuras dos temas prioritários que devem influencias as estratégias e tomada de decisão da empresa.


Projeto de Educação Ambiental – COPAM – MG

A Conecta está assessorando a Lafargeholcim na elaboração de programa de educação ambiental, de acordo com DR (Deliberação Normativa) que estabelece critérios para elaboração e execução de projetos no âmbito de processos de licenciamento ambiental do Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental do Estado de Minas Gerais), órgão subordinado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A metodologia para elaboração do projeto de educação ambiental prevê a realização de diagnóstico participativo com a comunidade local, sendo possível mapear os principais impactos da operação, as  expectativas da comunidade e as potencialidades locais para a definição das linhas de atuação.

A formação da equipe da Conecta para a execução deste projeto segue critérios quanto multidisciplinaridade e formação exigidos pela DR e é composta mestres em meio ambiente e em desenvolvimento sustentável.


GRI – Pamplona Alimentos S.A.

A Conecta foi responsável pela estruturação do primeiro relatório de sustentabilidade – GRI-G4 da Pamplona Alimentos S.A. A publicação de seu primeiro relatório, seguindo uma diretriz internacional, contribui para a ampliação dos níveis de transparência e prestação de contas desta empresa de 70 anos, localizada no estado de Santa Catarina. Dentre as temáticas mais relevantes do relato estão a segurança alimentar, rastreabilidade, bem estar animal, fomento agropecuário, compliance, impacto econômico indireto e aspectos ambientais.

Compreenderam os trabalhos da Conecta as seguintes atividades: definição da materialidade, estruturação do relato, capacitação interna, coleta de dados e a redação. Foram envolvidos no processo consultores com expertise em GRI e ampla experiência setorial na indústria de alimentos e no agronegócio.


Investimento Social – Zilor Biorigin

A Conecta iniciou um trabalho com a empresa Zilor Biorigin, agora com foco em diagnóstico e definição da estratégia de investimento social nas comunidade do entorno de sua operação.

O objetivo final do projeto é direcionar estrategicamente as iniciativas sociais, buscando causar maior impacto positivo, para a empresa e para a comunidade, das ações realizadas.

Engajamento com comunidade do entorno é um tema de extrema relevância e deve ser tratado de forma estratégica pelo setor sucro energético.


Assurance AA1000AS

A Conecta Consultores é licenciada pela AccountAbility para realização de processos de assurance em relatórios de sustentabilidade com a utilização da AA1000AS.

AA1000AS Licensed Providers


Assessment em Direitos Humanos

A Conecta Consultores está conduzindo avaliação de riscos em direitos humanos em unidades de Cimento e Concreto da LafargeHolcim. O processo é realizado com metologia corporativa, envolvendo consulta aos stakeholders e utilizada também em outros países em que a empresa está presente. O padrão é baseado em princípios universais de direitos humanos e normas reconhecidas internacionalmente em temáticas como saúde e segurança e condições de trabalho.


Assurance – GRI Celulose IRANI

A Conecta realizou, pelo segundo ano consecutivo, o processo de assurance do relatório de sustentabilidade da Celulose Irani.

O processo de verificação tem por objetivo apresentar aos stakeholders uma opinião independente sobre a aderência do processo de relato aos princípios da AA1000AS 2008. Foram utilizados como referência para a verificação, além dos princípios da AA1000AS, as diretrizes GRI-G4 e a estrutura para Relato Integrado IIRC.

Com mais este projeto, a Conecta amplia a sua expertise e portfólio setorial, tendo realizados na indústria de papel e celulose também projetos na Fibria e na International Paper.